Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

O que é incorporação imobiliária?

Publicado por Thayna Kozarenko
há 5 anos

Para entender melhor o que é incorporação imobiliária, importante saber que a palavra incorporar transmite a ideia de juntar duas ou mais coisas em uma única estrutura. Aqui, como se trata de construção, nos leva a compreender que o empreendimento será incorporado ao terreno.

A incorporação imobiliária trata-se de um instituto que possibilita a alienação das unidades autônomas do prédio que está sendo construído, inclusive a venda ainda na planta. Assim, para poder vender as unidades que ainda não existem fisicamente, ou seja, somente na planta, é preciso que a incorporação seja registrada no cartório de registro de imóveis. Esse registro deverá conter todas as informações sobre o empreendimento (metragens, número de unidades autônomas etc).

A incorporação dá aos proprietários e futuros proprietários do empreendimento segurança quanto as condições técnicas e empreendimento, da idoneidade do incorporador, da legalidade do projeto, das características do imóvel e, inclusive, das regras de convivência do condomínio pois, junto com a incorporação é preciso registrar a futura convenção de condomínio.

A incorporação imobiliária é regida pela Lei n. 4.591/64 e é, sem dúvidas, um dos mais complexos procedimentos do Direito Imobiliário. Portanto, para não haver equívocos e evitar problemas no futuro, o ideal é sempre contar com os esclarecimentos de um especialista que conhece o procedimento e saiba como garantir que tudo saia conforme o esperado.

  • Publicações13
  • Seguidores112
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações222
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-que-e-incorporacao-imobiliaria/715277350

Informações relacionadas

Lucas Daniel Medeiros Cezar, Advogado
Artigoshá 6 anos

Locação de Imóveis Urbanos: prazo de 12 (doze) ou 30 (trinta) meses?

Raquel de Campos, Advogado
Notíciashá 3 anos

Incorporação Imobiliária: entenda o que é e como se registra

Bernardo César Coura, Advogado
Notíciashá 9 anos

O que é incorporação imobiliária e quais os documentos essenciais

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

1. Dos Deveres e Direitos do Incorporador Contemplados na Lei de Condomínio e Incorporação Imobiliária

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 2 anos

1. Aspectos Gerais e Classificação da Responsabilidade Civil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)